Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Introducing Alexia - made in USA, produced in Brazil


Alexia Bomtempo é a típica mistura de brasileiro com americano. O pai é daqui, a mãe é de lá. E a cantora veio pro Brasil com 7 anos e morou aqui até os 23, mas ficou nesse vai e vem de gente que tem duas terras. Chegou a estudar canto lírico na Plymouth State University, que fica em New Hampshire. Mas foi entre o jazz e a bossa nova que Alexia se encontrou.



Seu primeiro CD saiu em 2007. Astrolábio é coisa linda se ouvir. Minha preferida é a faixa que abre o album, "Pra dormir até mais tarde". É uma voz doce que faz massagem no seu ouvido. Para quem gosta de MPB, vale a pena conferir. Além disso, o tracklist também conta com dois covers incríveis: Roxanne, do The Police - numa versão inimaginável e, Leãozinho, do Caetano Veloso.



E por falar em Caetano...

É no disco Transa (1972), que Caetano Veloso escreveu enquanto estava no exílio, que o segundo CD de Alexia está baseado. I just happen to be here foi lançado em 2012 e conta com versões em inglês das composições do cantor.

E realmente são versões! Não são meras traduções. As letras são suaves e muitas vezes dão um tom novo às músicas que antes estavam pesadas devido ao contexto - é claro -, mas que, com Alexia, mostram uma versão leve de um artista que também pode estar longe de sua terra natal - mas obviamente por outros motivos.

Desse tracklist, vou destacar três de minhas preferidas: "A little more blue", também faixa que abre o álbum; "Nine out of Ten", perfeitamente orquestrada pelo maestro Letieres Leite; e a canção que fecha o CD, "If you Hold a Stone", que é a versão de "Marinheiro Só", única música que a cantora toca violão.
Também é bonitinho ver que em algumas músicas a cantora mistura o português e o inglês... "I'm alive e vivo, muito vivo, vivo, vivo, vivo, sound of music banging in my belly, belly, belly"...

Outra faixa que está presente no CD é London, London, ícone de Caetano, do álbum de 1971, "Caetano Veloso". E olha que ótima ficou a versão dela:



Vou fechar esse post agradecendo ao meu primo Rodrigo, que está longe lá nos Estados Unidos. Hoje é ele que está com essa saudade latente da sua terra natal e que me indicou essa cantora incrível. Assim que ele me falou dela, fui espalhar no twitter sobre... E, eis que hoje vejo uma mention, para minha surpresa, onde constatei que além de excelente musicista, talentosa e linda, Alexia também é uma fofa:


O twitter dela é o @alexiabomtempo e você pode ficar sabendo mais sobre o seu trabalho no site www.alexiabomtempo.com.br.

Bernardo Bassin

3 comentários: